Lisboa com Carmona

Obrigado Lisboetas!

11330 assinaturas ajudaram a formalizar a candidatura
do Prof. Carmona Rodrigues às próximas eleições intercalares.

Bolsa de voluntários

Porque toda a ajuda conta e porque a união faz a força, contacte-nos para participar activamente na Campanha do Prof. Carmona Rodrigues, inscrevendo-se na nossa Bolsa de Voluntários.

O Candidato

Biografia

Carmona Rodrigues, casado e pai de três filhas, nasceu em Lisboa no ano de 1956, no Bairro de S. Miguel. Iniciou os estudos na Escola Primária com o mesmo nome, e depois frequentou o Liceu Padre António Vieira, onde o gosto pelo desporto cedo se evidenciou, quando se tornou capitão da equipa de râguebi na categoria de iniciados.

Foi durante a adolescência e primeiros anos da juventude que a paixão pela Praia Grande, pelas Motos e pelo Desporto – particularmente pelo râguebi e futebol – se enraizaram na sua vida.

Aos 16 anos o pai deu-lhe uma moto, uma Vespa 50s, que partilhava com a irmã. Só a conduzia aos fins-de-semana, na Praia Grande. Quando começou o curso trouxe-a para Lisboa e foi nela que começou a conhecer todos os recantos da Cidade.

Foi depois de comprar num leilão de sucata na Câmara Municipal da Moita, na década de 80, a Vespa 150 GS, que nasceu a sua paixão pela recuperação destes objectos de “culto”.
Contando com esse modelo, tem uma colecção de 14 motos, onde apenas a BMW 650 não é “antiga”. Possui 3 Vespas de 50cc, uma Norton 500 de 1947, 3 Harley Davidson, modelo Ala Verde, da década de 50, uma BSA Bantam, uma Triumph Tigress, uma AWO Simson, uma Lambretta Sx 200 e um Cucciolo. Uma vez por ano, com amigos, passa um fim de semana no estrangeiro à procura de peças para a manutenção de algumas destas relíquias.

A par do râguebi, que continua a praticar com a regularidade a que o nível exigente da competição obriga, o seu lado desportista e a paixão pelo futebol levam-no a integrar, em 1982, o Clube Pé-Leve, fundado dez anos antes por um grupo de cerca de dez pessoas. O Pé-Leve rapidamente cresceu ao longo dos anos sem, contudo, deixar de conservar incólume a sua imagem de um grupo unido em torno de objectivos comuns e de uma maneira muito especial de encarar a vida e o desporto.

Em 1978 concluiu a licenciatura em Engenharia Civil, na Academia Militar, como aluno civil, com a média final de 19 valores. O estágio de licenciatura foi realizado no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, sobre “Ensaio de bombas centrífugas”.

Ainda nesse ano iniciou a sua actividade profissional na Hidroprojecto, onde esteve ligado a diversos estudos e projectos de aproveitamentos hidráulicos, nomeadamente o aproveitamento do Baixo Mondego.

Entre 1981 e 1982 interrompeu a sua actividade para tirar o curso de especialização em Hidráulica Fluvial, em Delft, nos Países Baixos. Aqui ganhou o gosto pelo contacto com outras culturas.

De regresso a Portugal, em 1982, continua a desenvolver o seu trabalho como consultor na Hidroprojecto, retomando igualmente os treinos de râguebi. O esforço compensa, e logo a seguir, em 1983, foi campeão ibérico de rugby pelo CDUL, tendo batido o Valência por uns memoráveis 13-3!

Com a conquista da Taça Ibérica de Râguebi, Carmona Rodrigues alcança a vitória que lhe faltava no currículo desportivo, uma vez que a nível nacional ganhara tudo o que havia para conquistar. Nesse mesmo ano em que é campeão ibérico, é convidado para Assistente do Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, onde tem baseado a sua actividade profissional desde 1988.

Obteve o grau de Doutor em Engenharia do Ambiente, pela Universidade Nova de Lisboa, em 1992, ano em que nasceu a terceira das suas três filhas, tendo apresentado a dissertação “Modelação Matemática da Qualidade da Ãgua em Albufeiras”. Desde então tem exercido as funções de Professor Auxiliar, tendo sido Presidente da Comissão Pedagógica da Licenciatura em Engenharia do Ambiente entre 1993 e 1996. Actualmente é o responsável do Laboratório de Hidráulica “Prof. Armando Lencastre”, actividade científica que acumula com as funções de Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lisboa.
Tem leccionado várias cadeiras nas áreas de Hidráulica e de Hidrologia, para as licenciaturas de Engenharia do Ambiente, Engenharia Civil e Engenharia Geológica.
A actividade de investigação tem sido desenvolvida principalmente na área da modelação matemática da qualidade da água em sistemas fluviais.

Carmona Rodrigues partilhou inúmeros projectos de investigação com instituições de outros países, tais como os Estados Unidos da América, a Alemanha, a República Checa, ou a República da Moldova. Enquanto investigador, foi convidado para orador em diversas reuniões técnicas e científicas, em Portugal e no estrangeiro.

Tem sido solicitado para membro do júri de diversas provas de mestrado e doutoramento em várias universidades portuguesas, e está presentemente a orientar teses de mestrado e de doutoramento. Tem diversas publicações e comunicações em revistas ou em reuniões científicas, portuguesas e estrangeiras, para além de publicações de apoio ao ensino, e manuais de utilização de modelos matemáticos que desenvolveu.

Na área da consultoria, tem participado em diversos estudos e projectos, como por exemplo os estudos de qualidade da água da albufeira de Alqueva, a gestão ambiental da albufeira da barragem de Pequenos Libombos em Moçambique, os estudos de qualidade da água do fecho da baía da Praia Grande em Macau, projectos de barragens e outras infra-estruturas hidráulicas, e diversos estudos de impacte ambiental. Desenvolveu e aplicou modelos de simulação da qualidade da água a diversos rios e albufeiras, bem como de escoamentos em regime variável em rios e canais.

Carmona Rodrigues foi assessor do Secretário de Estado do Ambiente e do Consumidor do XII Governo Constitucional, Prof. Doutor Joaquim Poças Martins, de Julho de 1993 a Outubro de 1995. Neste período desenvolveu intensa actividade, destacando-se a preparação da implementação dos novos instrumentos de planeamento e gestão dos recursos hídricos (decretos-lei 45, 46 e 47/94), bem como o início das conversações com Espanha com vista à celebração de um novo Convénio sobre a utilização da água nos rios internacionais.

Integrou a delegação portuguesa à Reunião Informal do Conselho de Ministros do Ambiente da União Europeia, realizada em Sevilha, em Outubro de 1995.
Desde Fevereiro de 1994 que tem dado apoio à DRA-Algarve nos trabalhos de planeamento dos recursos hídricos das bacias das ribeiras do Algarve. Consultor do INAG para a qualidade da água, desde Julho de 1996, tem participado no projecto European Topic Centre - Inland Waters, da Agência Europeia do Ambiente.

Desenvolveu para o INAG o modelo de previsão em tempo real da propagação de cheias no rio Tejo, inserido no SVAC - Sistema de Vigilância e Aviso de Cheias.

Para além da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos, onde é actualmente um dos vice-presidentes da Comissão Directiva, é membro do American Geophysical Union, da International Association of Water Quality, e da Ordem dos Engenheiros.

Foi membro do júri da Ordem dos Engenheiros, na Especialidade de Engenharia Civil, para atribuição do Prémio Inovação Jovem Engenheiro 1994, e foi membro do júri nacional do 1º Grande Prémio Europeu de Turismo e Ambiente, em 1995.

É membro do Conselho Nacional da Ãgua, desde Fevereiro de 1996, onde já colaborou em três grupos de trabalho. É membro da equipa de especialistas para o acompanhamento do Plano Nacional da Ãgua e dos Planos de Bacia Hidrográfica, desde Dezembro de 1996.
No Ordem dos Engenheiros, foi membro do Grupo de Trabalho Ambiente, do Colégio de Engenharia Civil, com vista à criação da Especialização em Ambiente dentro do Colégio, e foi membro do Grupo de Trabalho com vista ao estudo da inserção da Engenharia do Ambiente na Ordem dos Engenheiros.

É membro do Grupo de Trabalho para a Melhoria e Controlo da Qualidade da Ãgua no Rio Guadiana, criado pela Comissão dos Rios Internacionais em Junho de 1997. É vogal da Comissão Nacional Portuguesa das Grandes Barragens, desde Agosto de 1998.
Em Dezembro de 2001 é eleito Vereador da Câmara Municipal de Lisboa e nomeado Vice-Presidente. Acumula 9 pelouros: planeamento urbano, infraestruturas viárias, trânsito, informática, saneamento, ambiente, património, espaço público, serviços eléctricos e mecânicos.

Em Abril de 2003 é convidado a integrar o XV Governo Constitucional com a Pasta das Obras Públicas, Transportes e Habitação. Desempenha estas funções durante 15 meses e realiza importantes reformas no Sector. Com a tomada de posse do XVI Governo Constitucional em Julho de 2004, regressa à Câmara Municipal de Lisboa na qualidade de Presidente, cargo que exerce durante 8 meses.

Em Março de 2005 Carmona Rodrigues reassumiu a Vice-Presidência da Câmara Municipal de Lisboa.

Em Outubro de 2005 foi eleito Presidente da Câmara de Lisboa.
 
Agora é candidato independente às eleições intercalares para a Câmara Municipal de Lisboa.

PESQUISA

  • Angariação de fundos

    Contribua para a candidatura "Lisboa com Carmona", em nome individual e de modo identificado (não podendo exceder 60 salários mínimos nacionais - €24180), endossando um cheque pessoal a:

    Lisboa com Carmona - Autárquicas Intercalares Lisboa 2007.

    Envie o cheque para:

    Lisboa com Carmona - Autárquicas Intercalares Lisboa 2007
    Praça Duque de Saldanha, n.º 12
    1050-094 Lisboa

  • Agenda

    Em breve poderá saber, neste espaço, qual a agenda semanal do Prof. Carmona Rodrigues e quais as suas iniciativas de campanha, com quem vai reunir e que instituições irá visitar.

  • Sondagem da semana

    Qual das seguintes acções considera prioritária para melhorar a limpeza da cidade de Lisboa?
    Ver os resultados
  • Twitter: o candidato está

    • a actualizar o programa de candidatura 1 day ago

CANAIS RSS